Meu Bem Comer - Por Marcelo Dieb

Conheça o autor

twitter

@meubemcomer

Seja nosso amigo

quem faz

Marcelo Dieb

Marcelo Dieb

ver mais

arquivos

receita da semana

confit

CONFIT DE PATO COM PURÊ DE BATATA INGLESA

 

                CONFIT DE PATO COM PURÊ DE BATATA INGLESA

  

Confitar um alimento é uma das técnicas de conservação mais antigas e consiste em utilizar sua própria gordura e guardá-lo por um longo período de tempo. Ou não. Você pode confitar quase tudo porém o processo é mais utilizado para pato e porco. No caso da ave a parte mais confitada é a coxa com sobrecoxa. Quando nos menus de restaurantes encontramos confit de pato invariavelmente refere-se à coxa com a sobrecoxa. Para ter sucesso basta seguir o que a receita recomenda. A preparação total pode levar até dois dias mas vale a pena. Ótimo apetite!!!

 

INGREDIENTES PARA O CONFIT (02 pessoas)

 

Duas coxas com as sobrecoxas de pato

Um kilo de gordura de pato (de preferência) ou de porco

Sal grosso o quanto baste

Pimenta do reino em grãos

Ramos de tomilho, sálvia e alecrim o quanto baste

Duas folhas de louro

 

MODO DE PREPARO

 

Tempere as peças com o sal, a pimenta e as ervas. Use o lado da faca pra quebrar os grãos da pimenta. Leve à geladeira por 12h num recipiente fechado. Retire do resfriamento e com um pano úmido, ?limpe? toda a marinada.

Em fogo baixo, derreta a gordura sem deixar que ferva. Leve as peças à panela na qual está a gordura (elas devem ficar todas cobertas). Cozinhe, sempre em fogo baixo, por pelo menos 90 min. Tenha o cuidado de não deixar fritar. Retire do fogo, deixe esfriar, coloque num recipiente e leve de volta à geladeira. Quando resolver degustar (pode ser no outro dia), retire da geladeira e leve ao forno (com um pouco da gordura por cima)  pré-aquecido a 180 graus por duas horas. Sirva com o purê de batata

 

PURÊ DE BATATA INGLESA

 

INGREDIENTES

 

Quatro batatas grandes cozidas e sem pele

200ml de leite CLAN

100g de manteiga CLAN

70g de grana padano ralado

Sal o quanto baste

 

MODO DE PREPARO

 

Amasse as batatas, adicione o leite, o queijo e mexa até incorporar. Use fogo médio. Em seguida, entre com a manteiga e o sal. Continue mexendo até atingir a consistência desejada. Mais leite, menos consistência. Menos leite, mais consistência.

  • 12/10/2017
  • 0 comentário(s)

Compartilhe:

Fazer um comentário

Seja bem-vindo. Sua opinião é importante.
Todos os Comentários passam pelo processo de moderação.

Busca

Publicidade

Publicidade