Meu Bem Comer - Por Marcelo Dieb

Conheça o autor

twitter

@meubemcomer

Seja nosso amigo

quem faz

Marcelo Dieb

Marcelo Dieb

ver mais

arquivos

salada

azitona

5 alimentos que duram anos sem estragar

É provável que você encontre algum destes alimentos na despensa e não se lembre há quanto tempo está lá. Carlos García Saldaña, tecnólogo de alimentos e diretor da Associação Espanhola de Licenciados, Doutores e Graduados em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (ALCYTA) explica por que esses produtos não estragam facilmente: ?Alguns, por natureza, têm determinadas características como o pH, o teor de água ou de açúcares; outros passaram por tratamentos específicos que ajudam na sua conservação?. Em todo caso, pense duas vezes antes de jogar fora.

Arroz

 O arroz é um must da despensa. Além de ser bastante versátil, é um cereal muito difícil de estragar: "Trata-se de um produto que foi secado e apresenta um teor muito baixo de água (inferior a 0,6%), por isso não se pode observar crescimento microbiano", explica María Jesus Hernández, tecnóloga de alimentos e técnica de qualidade do Grupo Rodilla.

Feijões 

O feijão, como o arroz, é um alimento seco. A baixa atividade aquosa, segundo os especialistas, evita que os microorganismos realizem suas funções vitais e reduz a velocidade de degradação. Essas leguminosas podem permanecer em perfeito estado entre um ano e meio e dois anos.

Atum enlatado 

As conservas em lata duram muito, mas a que se deve isso? No caso do atum, "primeiro se submete a um processo de cocção que inativa as enzimas responsáveis pela deterioração do peixe. Além disso, acrescenta-se um líquido de cobertura (salmoura, óleo ou algum molho especial) para eliminar o oxigênio que houver na lata. Por último, submete-se a um processo térmico de esterilização e se fecha embalagem hermeticamente", explica Estíbaliz Santos. A vida útil desse produto (sem abrir) costuma ser de uns quatro anos.

Azeitonas 

As práticas azeitonas em conserva, sem abrir, podem durar facilmente três anos na despensa. Além disso, assim como o atum enlatado, "as azeitonas passam por tratamentos térmicos que eliminam os possíveis microorganismos do produto e vêm imersas em um líquido de cobertura de caráter ácido", conta María Jesus Hernández.

Sementes de chia 

Além nutritivas (contêm aminoácidos essenciais, fibras e ômega 3), também podem ser guardadas indefinidamente. Segundo Santos, as sementes de chia que você comprar hoje poderão ser consumidas daqui a dez anos.

  • 30/05/2018
  • 0 comentário(s)

Compartilhe:

Fazer um comentário

Seja bem-vindo. Sua opinião é importante.
Todos os Comentários passam pelo processo de moderação.

Busca

Publicidade

Publicidade