Meu Bem Comer - Por Marcelo Dieb

Conheça o autor

twitter

@meubemcomer

Seja nosso amigo

quem faz

Marcelo Dieb

Marcelo Dieb

ver mais

arquivos

salada

vinho

7 truques para abrir vinho sem saca-rolhas

É sempre bom ter um vinho em mãos, mas, às vezes, falta um saca-rolhas. Esqueceu de levar, quebrou, sumiu, enfim? Independente do que aconteceu, o que não vale é ficar com a garrafa cheia e a taça vazia. Então, confira sete maneiras de abrir o seu vinho mesmo que não tenha um saca-rolhas.

1. Sapato

Por mais que seja a técnica mais conhecida e divulgada em vídeos por toda a internet, esta é a maneira mais complicada de abrir um vinho. Isso porque não funciona com todas as rolhas (em muitas, é preciso afundar um pouco a rolha para facilitar a pressão). Ah, e prepare o muque nos braços.

Encaixe a base da garrafa dentro do sapato.

Segure a base da garrafa e o sapato com a mesma mão e comece a bater na parede com uma pressão ritmada e contínua. Com o tempo, a rolha começará a sair.

2. Prego e martelo

Prego e martelo todo mundo tem, não é mesmo?! E, caso você não tenha um saca-rolhas, é disso que você vai precisar.

Pregue quatro pregos em fileira na rolha deixando pouco mais de um centímetro para fora.

Utilize a parte de trás do martelo para puxar os pregos e, plim, saiu a rolha!

3. Parafuso

Quem tem prego e martelo também tem parafuso e chave de fenda (alicate também, vai). Se a opção anterior não te parecer viável, te damos outra:

Rosqueie o parafuso na rolha com a ajuda da chave de fenda.

Quando o parafuso já estiver todo na rolha, puxe com um alicate ou com a parte de trás do martelo.

4. Cabide

As ferramentas, o prego e o parafuso nem todo mundo tem em casa, mas uma coisa todos têm: roupas. E, consequentemente, cabides. Aha! Esse cabide, meu amigo e minha amiga, vai te ajudar a abrir suas garrafas de vinho.

Retire o gancho do cabide, você usará apenas isso. Encaixe a parte reta do gancho para perfurar a rolha (não precisa ir até o fim da rolha).

Vire o gancho e encaixe a parte curvada no furo recém-feito. Pressione para alguma lateral (para não escapar) enquanto puxa a rolha para cima.

5. Cadarço

Quer coisa mais fácil do que arranjar um cadarço? Nem precisa ser um cadarço, mas qualquer coisa que possa dar um nó (barbante, pulseira de couro, enfim...).

Utilize qualquer objeto pontiagudo para fazer um furo na rolha até o final dela. Nós usamos um gancho de cabide, mas pode ser chave de fenda, espeto de churrasco, palito de unha... O importante é que atravesse a rolha toda.

Faça um nó firme na ponta do cadarço (precisa ficar gordinho, para puxar a rolha) e utilize o mesmo objeto pontiagudo para passar esse nó pelo buraco. quando chegar ao fim, é só enrolar uma parte do cordão na mão e puxar. Faça com delicadeza, para não arrebentar ou alargar o buraco.

6. Faca

De preferência, de ponta. Se a faca for de serra, a pressão para enfiá-la na rolha será um pouco maior. Se for lisa e pontuda, sucesso.

Pressione a faca para dentro da rolha até que esteja quase no final dela.

Faça movimentos girando-a de um lado para o outro ao mesmo tempo que faz pressão para cima.

7. Empurrar a rolha

Polêmico, não? A velha história de empurrar a rolha para dentro da garrafa... Pode ou não pode? Pode sim! Não se preocupe, não estraga o vinho, não causa nenhum prejuízo. O único problema são os pedacinhos de rolha que ficam no vinho, mas nada que um decanter ou peneira não resolvam (bem melhor do que ficar sem vinho, né?).

Utilize um objeto pontiagudo para fazer um furo na rolha (facas são ótimas para isso). A ideia é que o furo deixe entrar ar na rolha, ajudando na pressão (ou seja, quanto mais profundo o furo, melhor e mais fácil de empurrar).

Depois, é só encontrar um objeto cilíndrico, com a base achatada - caneta, marcador, cabo de talheres, enfim, qualquer coisa que passe pelo gargalo. E é só empurrar para baixo! Ah, as chances de espirrar um pouco de vinho são altas, então vá com cuidado.

  • 19/06/2018
  • 0 comentário(s)

Compartilhe:

Fazer um comentário

Seja bem-vindo. Sua opinião é importante.
Todos os Comentários passam pelo processo de moderação.

Busca

Publicidade

Publicidade