Meu Bem Comer - Por Marcelo Dieb

Conheça o autor

twitter

@meubemcomer

Seja nosso amigo

quem faz

Marcelo Dieb

Marcelo Dieb

ver mais

arquivos

salada

Natal

Confira a programacao do Natal Fest Gourmet que comeca nesta quinta

Um dos cenários naturais e culturais mais importantes de Natal, o rio Potengi é um lugar convidativo para se desfrutar, conhecer e debater as novidades da gastronomia potiguar. A oportunidade será no Natal Fest Gourmet, realizado no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal (TMP), nos dias 22, 23 e 24 de novembro, das 18h a 0h, com acesso pela rua Chile, Ribeira. A segunda edição do festival terá acesso gratuito para o público e promete transformar Natal na capital gastronômica do Nordeste durante o período, oferecendo cursos, seminários, oficinas, feira gastronômica, espaço de restaurantes e atrações culturais. 

            Inserido no calendário do Natal em Natal, o Natal Fest Gourmet contará com patrocínio da Prefeitura de Natal e Unimed Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivos Culturais. Também contará com ações de entidades parceiras de grande atuação na formação do mercado profissional gastronômico do Rio Grande do Norte, como o SENAC-RN, que participa com as oficinas da Arena Senac de Gastronomia. O SENAI terá espaço para mostrar ao público seu setor de panificação com sua unidade móvel, o SESI aborda o reaproveitamento alimentar (Cozinha Brasil). O SESC será responsável pela ativação musical e o SEBRAE-RN com exposição de produtos de terroir potiguar.

            No segmento de restaurantes, o público poderá conferir pratos a preços módicos elaborados pelos restaurantes Totoia Restaurante, Paçoca de Pilão, Cozinha Ecológica Debora Sá, Cordeiro Chique, Chopp e Camarão, Johnny e Joey, Massa Fina, Caroli Doces, CrooksCookie e Subway. Para a criançada, o Natal Fest Gourmet reservou um lugar especial com o espaço kids coordenado pela empresa Divirta Kids, que oferece atividades criativas e monitores experientes. 

            A cada noite haverá atrações musicais de MPB, bossa nova, samba e choro. Na quinta-feira (22) tem Ana Tomaz das 19h às 22h. Na sexta-feira, das 18h às 21h, se apresentam Daniela Fernandes e Gustavo Monte em um passeio pela tropicália, jazz e bossa nova. Em seguida, das 21h a 0h, será a vez de Yrahn Barreto mostrar sua música e poesia da MPB setentista. No sábado, das 18h às 21h, se apresentam Chico Bethoven e Regional Choro do Elefante em uma viagem pelas raízes da música brasileira, do choro, ao maxixes e valsas. O encerramento terá sambinhas e choros de Larissa Costa, a partir das 21h.

OFICINAS

A programação contará com feirinha de produtos gastronômicos e diversas oficinas e minicursos. O SENAI apresenta duas ações em sua unidade móvel de panificação: o ?Mini Curso de Pão sem glúten?, no dia 23, nos horários das 19 às 21h e 21h15 às 23h15. E ?Mini Curso de Fabricação de Brownie?, dia 24, das 19h às 21h e 21h15 às 23h15. Vale lembrar que a recomendação para acessar as dependências da padaria móvel é não vestir-se com mini-blusa, mini-saia, top, bermudas, short, camisa regata e sandália. A Arena SENAC de Gastronomia também vai oferecer oficinas para o público todas as noites.  Com apresentação de Thiago Gomes, as oficinas tem início no dia 22 com a oficina infantil "Brigadeiro Gourmet" (por Juliana Tosta) e sorteios de livros e do jantar natalino. A ideia é que realizar uma experiência de uma ceia servida ao vivo, durante o evento para as quatro pessoas contempladas no sorteio. Logo após a apresentação desse portfólio tem a oficina de Paulo Arsand, "Hambúrguer", e logo após a chef Stella Albuquerque, vencedora do concurso de gastronomia do ano passado, falará sobre "Case de Sucesso".

Na sexta-feira, a partir das 18h tem Paulo Arsand com "oficina infantil Cupcakes". Na sequência Nito Avelar com "Cozinha Restaurante Navarro", Rodrigo Santana preparando o "Cozido Gourmet" e Thiago Gomes com a "Feijoada do mangue ao mar".  No Sábado tem a apresentação da oficina Ceia 19h às 22h, com a simulação de jantar para 4 pessoas, realizado por Marília, Beth e Juliana, chefs do Senac.

PALESTRAS ESPECIAIS

Idealizado pelo Natal Fest Gourmet, O I Seminário Técnico de Gastronomia trará palestrantes de referência em seus segmentos gastronômicos para falar sobre as novidades no setor. Na quinta-feira (22) a abertura será com o tema ?Gastronomia e Identidade Cultural? pela pesquisadora de cozinha potiguar Adriana Lucena. O mestre cervejeiro Fábio DeSilva, criador da cerveja artesanal Perversa, falará na sequência (às 20h) sobre ?Cervejaria Artesanal e Mercado Cervejeiro no RN?. Na sexta-feira (23), o Seminário será aberto às 19h pelo laticinista Raoni Carbogim, que falará sobre ?Tendências dos queijos artesanais potiguares?. Logo após, às 20h, a especialista em comida vegana e empreendedora do restaurante Cozinha Ecológica, chef Deborah Sá, fará uma abordagem sobre o tema pelo viés da cozinha contemporânea. No sábado, o seminário será reaberto pela chef e pesquisadora Gabriela Sales, representando a Funcarte. Ela fará uma leitura atual sobre diversidade alimentar ? ?PANCs: a revolução alimentar brota nas hortas comunitárias?. No encerramento, a partir das 20h, os participantes vão contar com a fala do mago dos temperos Sérgio Motta, proprietário da Korin. Seu tema será ?A Alquimia dos temperos e azeites?.

HOMENAGEM

O Natal Fest Gourmet também irá homenagear ainda uma personalidade da gastronomia potiguar, com o Prêmio Le Magnifique Chef, entregue no encerramento das oficinas. No ano passado, o homenageado foi o chef francês radicado no RN, François Schmmit. Este ano, o convidado para receber a homenagem é Tadeu Lubambo, criador do Camamo, que tem uma contribuição significativa no fomento da gastronomia potiguar. Para o idealizador do evento, Habib Chalita, o festival "será a oportunidade dos natalenses e turistas aproveitarem um ambiente único, que junta gastronomia, cultura e turismo, neste novo espaço de frente para o Potengi, tal como nas grandes cidades turísticas que tem atividades culturais e gastronômicas à margem de seus rios. É um dos recantos mais bonitos de Natal?. O produtor destaca ainda o acesso livre para o público, sem cobrança de ingresso.

SERVIÇO

I Natal Fest Gourmet |A Dias 22, 23 e 24 de novembro, nas novas instalações do Terminal Marítimo de Passageiros de Natal, rua Chile, Ribeira.

Acesso gratuito.

MINI CURSOS ? Unidade móvel de panificação SENAI

Mini Curso de Pão sem glúten - 19h às 21h e 21h15 às 23h15.

Observação: Não será permitido o acesso as dependências do curso de pessoas usando mini blusa, mini saia, top´s, bermudas, short´s, camisa regata e sandália. Pré-requisito: Idade a partir de 18 anos

Mini Curso de Fabricação de Brownie  ? 19h às 21h e 21h15 às 23h15

ARENA SENAC DE GASTRONOMIA

Apresentação: Thiago Gomes

22.11 Quinta-feira

18h ? 19h ? oficina infantil Brigadeiro Gourmet (Juliana Tosta)

19h ? 20h ?  Sorteios de livros, jantar natalino e divulgação do portfólio do segmento

20h ? 21h ? Paulo Arsand ? Hambúrguer

21h ? 22h ? Stella Albuquerque ? Case de Sucesso

23.11 Sexta-feira

18h ? 19h ? Paulo Arsand - oficina infantil Cupcakes

19h ? 20h ? Nito Avelar ? Cozinha Restaurante Navarro

20h ? 21h ? Rodrigo Santana ? Cozido Gourmet

21h ? 22h ? Thiago Gomes ?  Feijoada do mangue ao mar

24.11 Sábado ? Ceia Natalina (divulgação da oficina)

19h ? 22h ? Simulação de Jantar Ceia para 4 pessoas. Marília, Beth e Juliana

(A ideia é que possamos sortear para quatro pessoas, a experiência de um jantar, sendo realizado e servido ao vivo, durante o evento).

ATRAÇÕES MUSICAIS

22.11 - 19h às 22h - Show de Ana Tomaz e banda (MPB)

23.11 18hàs 21h - Daniela Fernandes e Gustavo Monte (MPB jazz e bossa nova)

21h a 0h - Yrahn Barreto

24.11

18h às 21h - Chico Bethoven e Regional Choro do Elefante

21h a 0h - Larissa Costa (samba e choro)

Seminário Técnico de Gastronomia

DIA 22.11

19h às 19h50: ?Gastronomia e identidade cultural? com Adriana Lucena

O ato de comer é inerente à condição humana. O habitat natural de cada povo determinou, desde sempre, o seu perfil alimentar. Simbolicamente, a tradição, os costumes, o saber-fazer de cada povo caracterizam sua cultura. E o alimento é a peça central. É nessa linha de pensamento que a pesquisadora e cozinheira Adriana Lucena abordará o tema. Adriana é pesquisadora e cozinheira. Também é proprietária do sítio Aroeira, lugar de referência no cultivo de pimentas e criação da abelha nativa Jandaíra, além de ativista do movimento mundial Terra Madre, que luta por uma gastronomia que valorize toda a cadeia produtiva de seu lugar de origem.

20hs às 20h45 ? ?Cervejaria artesanal e mercado cervejeiro potiguar? por Fábio DeSilva

Fábio DeSilva é publicitário de formação, professor de cinema / audiovisual, cineasta e produtor de cerveja.  Atua no audiovisual há quase 30 anos como produtor, roteirista e diretor, é sócio da produtora de audiovisual SetBox Filmes e proprietário daPerversa Brassaria, cervejaria artesanal que fabrica as cervejas Perversa. A perversa é uma das primeiras cervejas artesanais a ser produzida no Estado, desde 2010.

DIA 23.11

19h às 19h50 - ?Tendências dos queijos artesanais do RN?, por Raoni Carbogim

Laticinista e consultor, iniciou a carreira no setor de leite e derivado no ano de 2003, produzindo queijo de coalho na queijeira da família "Donna Marcia?. Em sua formação constam cursos no Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora/MG que é referência em leite e derivados na América Latina e no Laticínio Cruzília em Cruzília/MG, especializado em queijos finos de alta qualidade. Mas a realidade da queijaria sertaneja ele viveu por experiência. Após cinco anos de secas prolongadas e escassez de matéria prima, a queijeira fechou em 2013. Nesse período, atuou como professor na unidade móvel de laticínios do SENAI/RN, no IFRN Currais Novos/RN, atualmente presta consultorias para empresas e produtores artesanais. Nesta palestra, o queijeiro abordará a tendência dos queijos artesanais no RN, com o resgate das tecnologias dos queijos de coalho e de manteiga, as legislações dos queijos artesanais, desenvolvimento de queijos que valorize o nosso Terroir, para sustentabilidade da cadeia leiteira e produtor artesanal, identidade do produto, qualidade e segurança alimentar e classificação dos queijos.

20h ?O vegano na gastronomia contemporânea?, por Deborah Sá

Deborah Sá é nutricionista e pós-graduada em nutrição clínica funcional, além de ter concluído também o curso de cozinheira profissional e aromaterapia, pós-graduanda em Terapia Vibracional Quântica, além de uma pioneira como EcoChef proprietária da Cozinha Ecológica e professora de pós-graduação na cátedra de gastronomia funcional, inserida no curso de nutrição. Ministra cursos e é palestrante em todo Brasil. Deborah desenvolveu há cinco anos um trabalho voltado a gastronomia vegana e funcional, na qual toda a linha de produção tenta respeitar ao máximo a sazonalidade dos alimentos, bem como o pequeno produtor local. Hoje, tem uma linha inteira de produtos baseados em insumos veganos e saudáveis, priorizando o sabor, apresentação e textura.

DIA 24.11

19h  ?As Pancs: A revolução alimentar brota das hortas? , por Gabriela Sales

Gabriela Sales é gastrônoma e atua como chef de cozinha, consultora e pesquisadora desde 2010 e como professora de gastronomia de 2014 até o momento. Participou como convidada em diversos festivais gastronômicos locais, regionais e nacionais e como pesquisadora, colaborou em publicações nacionais, como o livro Expedição Brasil Gastronômico, dos autores Guta Chaves, Dolores Freixa e Rodrigo Ferraz e também com o recente livro da jornalista Roberta Malta Saldanha, Culinária Brasileira, Muito Prazer! Morou em Granada, Espanha, onde teve a oportunidade de trabalhar em eventos e preparar um menu degustação autoral no Restaurante Huerto de Juan Rannas (2011). Participou como jurado representando o Rio Grande do Norte no programa Master Chef em 2016 e foi consultora do programa na edição 2017.

Também no ano de 2016, conquistou medalha de prata na etapa nacional da Laureat Culinary Cup.

20h ? ?A alquimia dos Azeites e Temperos?, por Sérgio Motta

 Engenheiro Eletricista pela UFRN, MBA em gestão de negócios e marketing para executivos pela FGV, Doutor em tecnologia de alimentos pela Massey University da Nova Zelândia e pesquisador das funcionalidades das ervas, especiarias e azeites, com mais de 30 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos industrial e de serviços, foi coordenador nacional do programa alimentos seguros por 7 anos, atualmente é diretor industrial da Kori Brasil. Nesta palestra, ele abordará o universo das ervas e temperos que são a base dos sabores do mundo; as suas funções fitoterápicas; Cuidados ao comprar, armazenar e usar seus temperos; azeite de oliva - o segredo revelado; A oliveira e a olivicola; Azeitonas de mesa e para fazer azeite; Entendendo o rótulo do azeite - o segredo revelado; Cozinhando com azeite de oliva; Fraudes e outros problemas; e azeite de oliva extra virgem Premium KORU.

  • 20/11/2018
  • 0 comentário(s)

Compartilhe:

Fazer um comentário

Seja bem-vindo. Sua opinião é importante.
Todos os Comentários passam pelo processo de moderação.

Busca

Publicidade

Publicidade