Petit Gateau - o erro mais certo da história
O nome ?Petit Gâteau? já diz tudo: ?pequeno bolo? (embora na França esta delÃcia seja conhecida como ?fondant au chocolat?). Mas esse não é qualquer bolinho ? tem que ter uma casquinha crocante e o recheio com consistência de calda. Descubra como um erro deu origem à sobremesa mais desejada do mundo!
Talvez você só conheça o mais tradicional Petit Gâteau: o de chocolate! Mas esta maravilhosa sobremesa se multiplicou em uma infinidade de variações, como doce de leite, goiabada, chocolate branco, café? Pra acompanhar, sorvete costuma ser o par perfeito dessa delÃcia, por provocar aquela sensação diferente do encontro do quente com o gelado.
Como surgiu o Petit Gâteau?
Embora a gente sempre acerte na escolha da sobremesa, saiba que o Petit Gâteau na verdade foi o resultado de um erro de produção. A origem do bolinho tem duas versões: uma americana e outra francesa, mas nas duas um ?acidente? virou um sucesso.
Na americana, um chef aprendiz aqueceu demais o forno para assar bolinhos australianos. Quando se deu conta, a casca estava crocante, mas a massa interna ainda crua. Os clientes adoraram. Na versão francesa, também por acaso o chef francês Jean-Georges Vongetrichten radicado em Nova York, errou feio na quantidade de farinha, mas serviu mesmo assim, para alegria dos presentes no restaurante.
De um jeito ou de outro, a única coisa que se sabe é que, por um feliz erro do universo, essa combinação mágica de temperatura e ingredientes deu origem a uma das sobremesas mais pedidas aqui no Brasil. No mais, agora é só agradecer e usufruir cada vez mais deste ?bendito? erro.
Com informações de chefsclub.com.br
Compartilhe: