Meu Bem Comer - Por Marcelo Dieb

Conheça o autor

twitter

@meubemcomer

Seja nosso amigo

quem faz

Marcelo Dieb

Marcelo Dieb

ver mais

arquivos

salada

salt bae

Vida dura fora do Instagram: Salt Bae, chef celebridade, renegocia dívidas

O chef turco Nusret Gökçe é uma celebridade das redes sociais, onde tem mais de 23 milhões de seguidores. A fama digital turbinou sua rede de churrascarias Nusr-et Steakhouse, com unidades em 10 cidades da Turquia, dos Emirados Árabes, dos Estados Unidos e da Grécia. Gökçe planejava, conforme seu perfil no Instagram, chegar ?muito rapidamente ao mundo inteiro?. Seus excessos, sua ambição e sua velocidade viraram símbolos de nosso tempo. Agora, a derrocada de seu principal investidor, também.

O homem por trás dos filés de ouro de Salt Bae é o bilionário turco Ferit Sahenk, dono do grupo Dogus Holding AS, com investimentos em restaurantes, marina, hotéis, revendedoras de automóveis, empresas de energia e finanças. Em apenas uma década, seu grupo investiu 9 bilhões de dólares graças a pesados investimentos e a cavalares doses de ambição. Sahenk passou a investir em entretenimento em 2010, depois de embolsar 5 bilhões de dólares com a venda de sua fatia no banco Turkiye Garanti Bankasi para o espanhol BBVA.

Agora, seu plano, segundo a agência Bloomberg, é cortar em 800 milhões de euros as dívidas de 2,3 bilhões que ajudaram a financiar um crescimento frenético nos últimos anos. A crise política na Turquia derrubou o preço da lira e fez com que os financiamentos ficassem impagáveis. Entre os ativos à venda estão ações no braço de restaurantes batizado de D.ream. Em 2018, o fundo Temasek, de Singapura, e o britânico Metric Capital, compraram 17% do negócio por 200 milhões de dólares

Para além do Instagram 

Natural de uma pequena vila da etnia curda localizada no leste da Turquia, o chef vem de uma família pobre, largou a escola aos 13 anos e virou aprendiz de açougueiro. Depois de morar na Argentina para aprimorar sua culinária, desde 2010 ele é coproprietário da cadeia de restaurantes Nusr-Et Steakhouse. Mas sua fama global veio em 2017, quando postou um vídeo de 36 segundos cortando e salgando um Tomahawk Steak. Em 48 horas, o post chegou a 2,4 milhões de visualizações.

O bilionário Sahenk cruzou seu caminho ainda em 2010, no mesmo ano em que vendeu seus negócios no mercado financeiro, quando comeu no primeiro restaurante de Gökçe, na Turquia. Segundo o Wall Street Journal, ficou tão impressionado que investiu no negócio. A expansão seguiu um ritmo intenso, com três novos restaurantes em sete anos. Até que, de 2017 para cá, o grupo passou a 13 unidades.

Os críticos de sua esfuziante trajetória costumam apontar para o risco de Gökçe deixar de ser ?modinha? e perder seu apelo sexy que atrai tantos clientes. O chef diz posar para até mil fotos por dia. Uma forma de diluir esse risco era acelerar, e Gökçe acelerou. Mas os pesados investimentos necessários ajudaram a piorar as finanças do grupo Dogus.

  • 04/09/2019
  • 0 comentário(s)

Compartilhe:

Fazer um comentário

Seja bem-vindo. Sua opinião é importante.
Todos os Comentários passam pelo processo de moderação.

Busca

Publicidade

Publicidade